sexta-feira, 15 de março de 2013

Sobre Mudanças ou Enchentes







Vim de um lugar onde há enchentes. E há enchentes porque há um rio. E elas acontecem de forma inesperadas. Por mais que pare de chover ali, se não parar de chover onde está a nascente do rio, de nada adiantará parar de chover ali. E quando as águas sobem, elas tapam tudo e todos. E você foge ou não. Tira algumas roupas de casa, a geladeira, o fogão ou os colchões. Alguma coisa sempre fica, pois não dá para ficar perdendo tempo com coisas sem importância. Sua vida é mais importante, e as águas sobem rápido. É preciso mudar!



E esses dias o sentimento de “mudança” tomou conta de mim. Na verdade eu nem escolhi isso. Mas a mudança pede isso de nós. Isso oque ? Fibra. Frieza. A não-lamentação. Aceitação.
Mesmo que seja difícil, é preciso mudar as vezes.
Mas mudar de verdade. Destruir essas velhas coisas, esse velhos sentimentos. Mudar de casa, jogar algumas coisas fora...

Na verdade, estou ficando fera nisso. Calejado, seja o termo certo.

Mas esse sentimento de “mudança”, tomou conta de mim porque precisei mudar. E isso faz toda diferença. Eu não escolhi ou não mudar. Mas eu poderia escolher sofrer por isso ou não. Eu poderia sentir aquele sentimento de perca por minutos ou por dias . Eu escolhi por minutos.

Esses dias, tive que sair daquilo que tinha como “casa”, mesmo não sendo “minha”. E isso é muito complicado, porque precisamos nos desligar por certo tempo de pessoas que por muito tempo eram indispensáveis para a nossa sobrevivência. Para onde correr ?

Isso me fez lembrar de quando sai da casa da minha mãe. E o quão difícil foi. Na verdade senti o mesmo “soco” no coração. Aquela mesma sensação que o indefinível causa em nós. Mas sobrevivi.

Mudança para mim significa destruição. Destruição de sensações. Dar espaço para aquilo novo que se apresentará. E para mim as coisas sempre foram abruptas dessas forma. E acho que sempre será.

Vivo assim. Abrem-se portais. Fecham-se portais. Entro ou não ? Onde ele me levará ?

E não existe boas mudanças. E não existem más mudanças também. Só existem mudanças. Você faz o que pode com isso. E isso também faz muitas coisas contigo.

Uma coisa que a mudança faz contigo, é te fazer perceber o que é essencial e indispensável. Quem são as pessoas mais formidáveis e confiáveis (Aquelas que sempre vão te apoiar )? Quais são o livros mais importantes que tu levará contigo ? Qual o DVD ou o CD que eu levo ? Quias as roupas ? A mateira ou a TV ? E isso mexe contigo de forma ímpar.

Nesses momentos, você percebe se é forte ou fraco . Nesses momentos você descobre a profundidade de sua fé, de seu psicológico...

Como disse, eu vim de uma terra que tem enchentes. E depois que as águas baixam, se precisa arrumar as coisas, limpar a casa. E as águas, trazem todo o tipo de sujeira , animais mortos e outras imundícias podres.

E esse é o momento que estou passando . Momento pós enchente. Ou algo semelhante. É necessário
arrumar as coisas. Fazer as limpezas necessárias para que a vida siga.

Mas sempre há outros dias, outros sentimentos, outros sonhos, outras enchentes. Sempre há outras mudanças.

Vivemos um dia de cada vez.


Samuka.


Nenhum comentário:

Postar um comentário