sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

O Processo





Não tem sido nada fácil moldar o meu “eu” na disciplina daquilo que Deus tem pedido para mim. A grande verdade, é que no entendimento que tenho de que o meu “eu” está corrompido, tenho desejado a cada dia buscar as coisas que podem me fazer forte contra as coisas que herdei de meu pai “Adão” ou as manjadas mas as vezes bem sucedidas armadilhas do diabo. E talvez esse seja o ponto mais crucial de minha existência. Entender que tenho um inimigo que deseja me vencer um pouco a cada dia. Não digo que a culpa não é minha, até porque a força de destruição da minha própria existência e de minha vida espiritual é a minha própria força nas mãos de um inimigo sujo. Mas o que fazer para não ser derrotado ? Muito simples : Oração, jejum e palavra. Uma trindade que não falha na luta contra o meu “eu” e contra o meu inimigo. Tentar mudar 20 e poucos anos de vida errada e princípios invertidos, por vezes pode parecer complicado quando temos somente 20 dias de batalha, mas a grande sacada de todo esse processo é que a força não vem de mim, e nos momentos que me sinto mais fraco e mergulhado nos desastre, tenho sentido que a mão daquele que está ao meu redor tem me ajudado a prevalecer.

Ressaltando a existência desse ser encardido e orgulhoso, quero falar a agora daquele que é o mais importante de tudo isso : Deus.
Na maioria das vezes, desapontamos Deus. Mas não podemos achar que isso poderá escandalizá-lo, até porque ele sabe de tudo. Ele sabe as nossas palavras antes mesmo que elas saiam de nossas bocas . Ele conhece todas as coisas, ele criou todas as coisas. Mas então por quê buscar esse Deus se ele sabe tudo ? A grande sacada é que ele quer um relacionamento conosco. Percebo isso a cada dia que leio os erros daqueles que andaram com Jesus. Principalmente Pedro, o cara que negou Jesus 3 vezes, o cara que afundou por falta de fé e que cortou a orelha do soldado romano na noite que Jesus foi traído. Jesus não sabia disso ? Jesus não se desapontou com isso ? Não! Jesus não escandaliza tão fácil.

Perceba que Jesus, nos 3 anos de ministério que Pedro andou com ele, nunca mandou Pedro tirar a espada da cintura . Porquê ? Porque Jesus sabia que aquela espada estava no coração de Pedro , e por isso, não adiantava sair da cintura de Pedro.

Pedro é só um exemplo de que Jesus (Deus), entende a nossa caminhada, nosso coração e tudo aquilo que nos cerca, e as formas de “gritar” a sua obra dentro de nós é de dentro para fora.

Tenho pensado muito no processo que Jesus faz em nós. Tenho pensado no processo que Jesus tem feito em mim. Um processo demorado e dolorido. Na verdade, eu entendo que Deus não tem pressa ( e que em certas pessoas as coisas acontecem rapidamente) , pois o lance em mim tem sido por etapas. Tem sido exatamente como Pedro, ou seja, Jesus não tem me julgado, não tem feito cara feia ou se desapontado, muito menos mandado tirar a espada da cintura, mas tem me feito entender as coisas de dentro para fora.

Moldar o meu “eu” para que eu possa ser uma resposta à Graça de Deus, não tem sido nada fácil. Por mais que a mensagem de Cristo seja simples, ela meche lá dentro, nas estruturas de nossa alma e isso faz toda a diferença. Se permitir ser moldado a cada dia, lutar contra si mesmo e contra satanás e buscar a face daquele que vive eternamente, além de ser uma loucura, tem tomado boa parte de mim e de meus esforços.
Ser um cristão é bem mais do que escutar música gospel, é algo que meche com toda a sua existência, sua posição política, ética, moral e religiosa. É um caminho de redenção com o meu “eu” decaído, mas é uma morte também. Morte de algumas vontades, desejos, orgulhos, narcisismos, mentiras, subterfúgios, “muletas”, desculpas e medos.

Entender que a minha vida é uma missão tem mudado e pedido mudanças mais significativas do meu ser, do meu cotidiano, mas sinto que Jesus tem feito isso, tem me levado ao caminho de Vida e Vida com abundância, me conduzido a melhor parte, tem me indicado o manancial de águas vivas.

Além da poesia e do romantismo, a minha caminhada tem sido duríssima. Sei que o processo de cada um que seguiu a Jesus também foi . Tanto o de Pedro quanto o de Maria Madalena. E comigo não tem sido diferente, mas percebo que preciso ser com a máxima urgência aquilo que Deus sonhou para mim. Viver a revelação do perdão, da igreja, do Reino, da eternidade e do Eterno não é algo fácil, mas sei que construir uma casa na rocha não é nada fácil . Mas prosseguimos n'Ele.

Estou tentando viver um dia de cada vez.

Samuka.



Nenhum comentário:

Postar um comentário